TODA CAMINHADA COMEÇA COM UM PRIMEIRO PASSO

Hb 11: 8  “Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por                         herança;e saiu, sem saber para onde ia…”

Olhando ao longo das Escrituras, vemos a história de Abraão sendo lembrada não só no Antigo Testamento, como também no Novo Testamento através de Paulo, Tiago, Hebreus. Ao percorrermos os capítulos do livro do Gênesis, lemos que Abraão, corajosamente deu um passo definitivo em sua vida de fé e aceitou um grande desafio de vida; um homem que amava a Deus de todo seu coração, que ouviu e obedeceu a  voz do seu SENHOR. Este servo é lembrando em Hebreus capítulo11 entre os heróis da fé, um livro repleto de homens e mulheres que provocaram uma revolução no mundo, que passaram a andar pela fé, caminharam conforme os olhos de Deus e os Seus pensamentos, pessoas ousadas e corajosas que marcaram gerações.

A cidade de Ur dos caldeus, era a cidade onde Abraão vivia, conhecida como uma cidade idólatra onde Deus era ignorado. Terá, o pai de Abraão,  é apresentado como um idólatra e fabricante de ídolos, porém Abraão amava a Deus e temia o seu Santo nome, deixando assim, a casa de seu pai, viajou para uma terra desconhecida, “porque aguardava a cidade que tem fundamentos, da qual Deus é o arquiteto e edificador”. Abraão desprendeu-se de suas raízes familiares e seguiu em direção à promessa de Deus, foi um dentre muitos neste mundo e nesta terra, que Deus tem erguido para louvor do Seu nome, somos filhos nascidos de Deus em Jesus, que ouvem a sua voz, da mesma forma que Abraão ouviu.

A vitória de Abraão foi guardar o coração com a “Palavra” da promessa, manter-se fiel aquele que o chamou, e não duvidar da eleição para sua vida.Este homem foi um revolucionário, não contaminou-se, foi um exemplo de que as nossas escolhas determinam nosso futuro, e muitas dessas escolhas tem consequências que são refletidas em nosso caráter. Quantas vezes deixamos de expressar a grandiosidade de quem é Deus em nós, contudo, seguir o único Deus verdadeiro  é um ato de coragem. A obediência de Abraão fez dele o homem mais corajoso da história e enquanto muitos desistem e fracassam nesta caminhada, nós como filhos de Deus, devemos seguir em frente contra toda e qualquer oposição. Atender o chamado é a nossa vocação para a vida inteira, passo a passo.

Gn 12:2 “ E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra”

Abraão é citado na Bíblia como o “pai da fé” e cada um de nós que crê em Deus, podemos dizer que somos também filhos de Abraão pela fé, e podemos proclamar que Yahweh é o único Deus, e que através da nossa descendência se erguerá um povo que ama e louva a Deus de todo o coração, pois Deus busca  homens e mulheres que ouçam e obedeçam à Sua voz.

Abraão não era perfeito e cometeu muitos erros, um deles foi carregar consigo seu sobrinho Ló, que fez atrasar todo seu caminho, então Abraão  ouve a voz de Deus e aparta-se, despedindo seu sobrinho e deixando todo o seu passado para traz.

Gn 15:1-8 “ Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão. Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?  Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro. E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro. Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência. E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça. Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?”

Temos aqui, a primeira vez que a palavra “medo” é mencionada na Bíblia, e entendemos que, ter fé e coragem não significa ausência do medo. A fé nos levará a batalhas que o medo nos faria correr, portanto Deus vem ao encontro de Abraão e as primeiras palavras foram: “Não temas” e Deus segue dizendo: “Eu sou teu escudo, o teu grandíssimo galardão.” A Aliança de Deus é confirmada e a promessa toma forma na vida de Abraão e sua esposa Sara.

A fé no Cristo Vivo, nos faz ignorar qualquer tentativa do diabo em nos paralisar. A promessa do SENHOR em nossas vidas é maior que toda e qualquer adversidade, pois ELE é fiel para cumpri-la, assim como foi fiel com  Abraão! Deus escolheu a família de Abraão e o seu legado foi estabelecer uma descendência para Deus na terra. A nossa perseverança nas promessas de Deus trará luz ao nosso caminho e veremos a Sua glória a cada dia e edificaremos no SENHOR, uma descendência sobre a terra.

Aliança com Deus requer sacrifício, comprometimento, obediência em ouvir e seguir a voz de Deus; como Abraão, decida-se e dê o primeiro passo!

Seja, “amigo de Deus!”

Leave a Reply