ESCOLHIDO NO VENTRE

Os teus olhos me viram a substancia ainda informe, e no teu livro foram escritos todos os meus dias, cada um deles escrito e determinado, quando nem um deles havia ainda.” (Sl.139:16)

 

Este Salmo nos fala da onisciência, da onipresença e da onipotência de Deus, que esta sempre presente, pois conhece tudo a nosso respeito e mais ainda, nos escolheu e nos separou para Ele.

No Livro de Juízes 13, temos o exemplo de Sansão que foi escolhido desde o ventre de sua mãe e consagrado a Deus.

 

Havia um homem de Zorá, da linhagem d Dã, chamado Manoá, cuja mulher era estéril, e não tinha filhos. Apareceu o Anjo do SENHOR a esta mulher, e lhe disse: Eis que és estéril, e nunca tiveste filho; porém conceberás, e darás à luz um filho. Agora, pois guarda-te, não bebas vinho, ou bebida forte, nem comas cousa imunda; porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mãe: e ele começará a livrar a Israel do poder dos filisteus.” (vs.2-5)

 

A forma mais correta da palavra nazireu é nazireado. A palavra portuguesa vem do hebraico “nazir”, derivada de “nazar”, separar, consagrar, abster-se. Consideremos também o termo “nezer”, diadema, coroa de Deus, aplicado à cabeleira não-tosquiada dos nazireus, cujos cabelos compridos serviam de emblema de sua separação ao serviço do SENHOR, reputados como a coroa de glória deles.

O voto do nazireado envolve a consagração especial de pessoas ou coisas a Deus (Gn.49:26; Dt.33:16).

Os nazireus precisavam abster-se de vinho, de todas as bebidas alcoólicas, de vinagre e até de uvas e passas de uvas. Não podiam também tocar em coisas imundas, como um cadáver, mesmo que se tratasse de um parente próximo. Assim como os sacerdotes de Israel que não podiam se contaminar desse modo.

Um nazireu também não podia cortar os cabelos durante todo o tempo que perdurasse a sua consagração.

Estes votos apontam para algumas realidades espirituais:

 

1)    Não comer nem beber nada da uva: o vinho simboliza a alegria e o prazer(obras da carne), portanto, para o cristão consagrado, o seu prazer e deleite estão no fruto do Espírito. No Novo Testamento, o Apóstolo Paulo disse:

 

Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito.” (Ef.5:18)

 

2)    Não podia cortar os cabelos: esta era a marca visível de consagração a Deus. Todo cristão traz consigo marcas de consagração que fazem dele conhecido e respeitado diante dos outros: a submissão a Deus é visível no poder da oração, do jejum, da Palavra, e do Devocional diário.

3)    Não tocar em cadáver: não ter nenhum contato com a morte, não se contaminar. A morte é o salário do pecado, e quantas vezes ela nos persegue, insiste e persiste em nos alcançar. O inimigo não desiste em querer quebrar a nossa consagração e continua falando da mesma forma como falou com Sansão: “Passear na vinha pode, só não pode provar da uva”. Uma vida consagrada é uma vida em santidade.

 

A consagração a Deus trás “Unção”(para ser forte) e a Unção trás Poder. Estes são os três atributos presentes na vida de Sansão durante a sua consagração. A força de Sansão não se evidenciava pela sua estrutura física, tanto é que os filisteus queriam descobrir qual seria o segredo, pois olhavam e não entendiam: Como pode um homem normal ter tanta força assim? Da mesma maneira o mundo olha para os discípulos de Jesus e perguntam: Como eles conseguem dizer não para o pecado? Como conseguem praticar a justiça?…

Quando a consagração de Sansão foi quebrada, entrou a queda, a ruína e a morte. O inimigo tentou seduzi-lo nas vinhas, depois com o favo de mel e finalmente encontrou uma mulher para cortar os cabelos de Sansão. Imediatamente, perdeu a força, foi aprisionado pelo inimigo e ficou cego. Perdeu toda a sensibilidade e discernimento espiritual.

Quantas vezes ouvimos as expressões: não sinto nada, não entendo nada, o que é alegria do Espírito? Perdemos o rumo e nem imaginamos que estamos assim como Sansão, presos a roda de moinho, dando voltas, uma apos outra, totalmente cegos.

Uma vida de consagração é banhada pela Unção do Espírito, que quando explode no coração, sabemos para onde estamos indo, fazemos o que os outros não fazem, vemos o que os outros não vêm e chagamos onde poucos chegam.

No capítulo 16, Sansão clamou e gritou ao céu por uma segunda chance, se submetendo a Deus e obteve vitória na morte. Cristo morreu a nossa morte e nos deu a vitória! Todos nós tivemos uma segunda chance, mas permanecer em consagração e viver o plano de Deus nesta terra é uma decisão.

Sansão, foi enterrado entre Zorá e Estaol, lugar onde o Espírito Santo começou a obra na vida dele e ali ele foi restituído à sua posição original. Em Cristo Jesus, como filhos de Deus, antes de provar a Sua glória precisamos passar pela Cruz, então a Unção virá e o Poder de Deus se manifestará em nós maravilhosamente!

 

 

 

 

 

 

 

 

6 Responses to “ESCOLHIDO NO VENTRE”

  • Prs Vasti e Roberto disse:

    Olá Apóstolos,

    Esta palavra marcou nossa vida; tem sido tremendo a cada culto, o quanto Deus os tem usado, pois a unçao fresca tem vindo sobre a igreja e principalmente sobre a nossa vida; obrigada por vocês serem quem são, por todo preço, pelo zelo…
    Que a unçao derramada sobre vcs e sua casa seja maior, sempre…
    amamos vcs…
    prs betao e vasti

  • Anna Patrícia disse:

    Apóstolos… oque dizer dessa Palavra? Uma única coisa: marcou nossas vidas e nosso ministério!
    AMAMOS MUITO VOCÊS!
    Beijo… Path e Samuel

  • Mauricio e Kayla disse:

    Bom Dia , Apóstolos .

    Tremenda Reunião tivemos ontem , pude ser Ministrado grandemente .

    Que o Srs tenham um ótimo dia na presença do Senhor .

    Muito Obrigado , por não desistirem da minha casa.

    Mauricio Duarte.

  • ivani achel disse:

    Olá queridos Apóstolos,

    Tudo o que Deus tem falado através de suas vidas, tem me edificado muito…obrigado por tudo… amo vcs…

    bjs no coração!

    ivani

  • Mauricio Duarte disse:

    Os israelitas, porém, disseram ao SENHOR: “Nós pecamos. Faze
    conosco o que achares melhor, mas te rogamos, livra-nos agora”.
    — Juízes 10:15

    Bom Dia Apóstolos , tenham um ótimo dia na presença de Deus.

  • SILVINHA disse:

    Todas as palavras que Deus entregou até hoje, tem sido marcante na minha vida, não tenho palavras para explicar o quanto JESUS é maravilhoso e tem mudado o meu modo de ser, de viver. Ele é D +. OBRIGADO DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS, OBRIGADO APÓSTOLOS, AMO VOCÊS.

Leave a Reply