O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU…

E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se quase um dia inteiro. Não houve dia semelhante a este, nem antes, nem depois dele, tendo o SENHOR assim atendido à voz de um homem, porque o SENHOR pelejava por Israel.” (Js.10:13-14)

Este fenômeno extraordinário aconteceu em resposta ao pedido de Josué, um homem de conquista.

Para o povo de Israel, o caminho proposto por Deus era em direção à terra prometida, mas a atitude de alguns, ou melhor da maioria dos espias enviados para Canaã, foi de incredulidade, medo, impossibilidade, comodismo, etc., causando uma reação negativa entre todo o povo. Apenas dois dos dez espias, Josué e Calebe responderam com atitudes de vencedores: Nm.14:6-8


E Josué, filho de Num, e Calebe, filho de Jenofé, dentre os que espiaram a terra, rasgaram as suas vestes, e falaram a toda congregação dos filhos de Israel dizendo: A terra pelo meio do qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. Se o Senhor se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra e no-la dará: terra que mana leite e mel.”

Destacamos 4 boas atitudes que nos aproximam das bênçãos de Deus:

1 – Reconheçer a terra

Valorizar o poder da Palavra de Deus, reconhecendo o quanto a promessa é fiel. O fracasso de Israel se deu porque os israelitas não se viam como vitoriosos e sim como vencidos pelas circunstancias, estavam mortos espiritualmente e não tinham fé. Aprenderam a andar em círculos no deserto e quando tiveram que avançar na direção da conquista, se viram como gafanhotos, destinados à derrota.

Em Deuteronômio 28, Deus expressa sua benção ilimitada para aqueles que ouvem a Sua voz e tem o cuidado de guardar todos os seus mandamentos:

O SENHOR determina que a benção esteja nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR teu Deus. O SENHOR te dará abundancia de bens no fruto do teu ventre, no fruto dos teus animais, e no fruto do teu solo, na terra que o SENHOR sob juramento a teus pais prometeu dar-te, O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo, e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.O SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.” (vs.8, 11 ao 13)

2- Ter uma atitude de obediência à Palavra

Tão somente não sejais rebeldes contra o SENHOR, e não temais o povo dessa terra, porquanto como pão os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.” (v.9)

A rebelião é o oposto da obediência, ela traz destruição. Muitas vezes começa com um pequeno pensamento, ou um sentimento incorreto, cremos que provem de nós mesmos e no entanto, provém do diabo e pode nos levar à morte.

3- Ter uma atitude de valentia

“…e não temais o povo dessa terra, porquanto como pão os podemos devorar…”

O medo é oposto a fé, é maligno e tem o objetivo de trazer paralisia, pondo laços e ataduras sobre a pessoa. Mas o homem valente, não se deixa deter, crê e tem a ousadia da conquista. Josué conquistou a terra, enfrentou seus inimigos, e orou, e o sol parou, até que, a vitoria sobre os seus inimigos, pudesse ser proclamada.

4- Ter uma atitude de confiança em Deus

“retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.”

A vitória da cruz do Calvário sobre os inimigos de Deus, é uma realidade, portanto, disse Jesus: “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem porem, não crer será condenado. Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma cousa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Mc.16:15-18)

Ele nos confiou o Seu Reino e nos deu poder para cumprir a grande comissão.

…Se o SENHOR se agradar de nós, então nos fará entrar nessa terra, e no-la dará: terra que mana leite e mel.”

As nossas atitudes traçam um caminho profético de vitoria ou de derrota. Quais têm sido os caminhos, ou quais as direções, que nossas atitudes nos tem levado a trilhar?

Siga a trilha da vitória e conquiste o plano de Deus para sua vida enquanto o “sol” está posto!

Cremos que como a Palavra relata que não houve dia semelhante àquele, em que o sol se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se quase um dia inteiro, enquanto a vitória não fosse conquistada, assim, o SENHOR o nosso Deus, quer entregar em nossas mãos grandes feitos, mas Ele espera que atitudes como a de Josué sejam tomadas, de fé e de ousadia. Cremos que o “sol” está detido no céu até que todas as coisas se cumpram! Apresse-se!

Deus te abençoe grandemente, em Cristo Jesus !

One Response to “O SOL SE DETEVE E A LUA PAROU…”

  • Larissa disse:

    Fantástica essa palavra, eu não estava domingo no culto , mais hoje lendo essa palavra me sinto totalmente ministrada pelo Senhor .
    Obrigado por existirem na minha Apostolos

    Beijos amo vcs !

Leave a Reply